segunda-feira, 14 de março de 2011

Brasil tem o primeiro jornal para iPad

(Foto: Internet)

O Brasil ganha hoje a primeira mídia concebida especialmente para iPad. Batizado como Brasil247 (www.brasil247.com.br), o jornal destaca-se por ser gratuito e por ter seu conteúdo aberto, compartilhável e editado de forma criativa e irreverente.
O novo jornal oferece informação e entretenimento com interação, pluralidade, agilidade e democracia (iniciais de iPad): Interatividade – Seu conteúdo é 100% aberto para ser compartilhado, Pluralidade – Modelo de trabalho colaborativo, Agilidade – Pelo menos duas edições diárias (às 20h e às 6h), e Democracia - Articulistas de todas as tendências.

A ideia do jornal surgiu a partir da própria experiência dos jornalistas na leitura de publicações internacionais e no uso de tablets. “O jornal americano Daily nos deu a certeza de que estávamos no caminho certo”, diz Leonardo Attuch, ressaltando que esses aparelhos finalmente trouxeram portabilidade ao leitor e devem acelerar a migração do papel para os meios digitais.

Por ser um jornal efetivamente editado para a plataforma iPad reúne todos os recursos audiovisuais e de interatividade. “O Brasil247 não é uma adaptação de uma edição impressa. Ele foi criado especialmente para explorar os recursos tecnológicos disponíveis na plataforma iPad”, diz Joaquim Castanheira.

A publicação antecipa novas tendências culturais, societárias e ambientais por ser um jornal livre, gratuito, colaborativo e aberto; por ter a participação dos jornalistas no projeto; e por não consumir papel, contribuindo para o meio ambiente.

O modelo de produção editorial será colaborativo, com conteúdos desenvolvidos pela própria redação e com a participação de leitores, que podem encaminhar fotos, vídeos e textos sobre temas de interesse. A comunicação com colaboradores poderá ser feita por email ou por meio das mídias sociais, como Twitter e Facebook.

O novo jornal pode ser acessado pela loja da Apple (aplicativo Brasil247 e Revista Oasis) ou pela internet: http://www.brasil247.com.br/

Nenhum comentário: