Pular para o conteúdo principal

Instituto Vladimir Herzog resgata imprensa que resistiu à Ditadura‏

“O Projeto Resistir é Preciso” documenta a História da imprensa brasileira que nasceu, cresceu e se expandiu no exílio, na clandestinidade e até nas bancas de jornais


O Instituto Vladimir Herzog, criado em 25 de junho de 2009, irá apresentar, ainda neste mês, a coleção de 12 DVDs “Os Protagonistas dessa História”, que contêm os depoimentos de 60 jornalistas que combateram a Ditadura no Brasil, produzindo e distribuindo jornais de contestação do regime. 
Esta coleção faz parte do projeto “Resistir é Preciso...” (www.resistirepreciso.org.br), que registra toda a trajetória da imprensa brasileira que, durante as décadas de 1960 e 1970, atuou no exílio, na clandestinidade e até mesmo em bancas de jornal. O Projeto insere definitivamente na História do Brasil, de forma documentada, o papel desempenhado por estes jornais – legais e ilegais – que circularam para difundir idéias, mesmo sem a concordância do poder da época. Além disso, assegura que as novas gerações não percam a memória daqueles dias para que isso nunca mais se repita.

Patrocinado pela Petrobras, o projeto “Resistir é Preciso...” abrange uma pesquisa de mais de 300 jornais, organizada pelo historiador José Luiz del Royo e, além dos DVDs com 60 depoimentos de jornalistas que combateram a Ditadura no Brasil, compreende dez documentários de 26 minutos, programetes de três minutos, uma publicação ilustrada bilingüe, um portal na Internet e algumas exposições no Centro Cultural Banco do Brasil.

O lançamento da coleção de DVDs será no dia 27 de junho, no Memorial da Resistência, em São Paulo (SP). “Estamos comemorando o fato de já termos reunido as mais de 300 publicações deste período tão critico, debatido até hoje no Brasil”, explica Ivo Herzog, filho de Vladimir Herzog e diretor do Instituto.

Ao organizar um projeto com esta dimensão, o Instituto cumpre um de seus objetivos principais: preservar parte importante da História recente do Brasil, com a formação de um acervo multimídia, mantendo foco nas decorrências do Golpe de 1964, a partir da trajetória de vida de Vladimir Herzog. A data do lançamento do Projeto foi escolhida justamente por marcar o aniversário de dois anos de fundação do Instituto e quando Vladimir celebraria seu 74º aniversário.

Um dos jornalistas que contribuíram para o Projeto “Resistir é Preciso...” foi Reynaldo Jardim, que faleceu devido a um aneurisma um dia após dar seu depoimento. “Temos mais de seis horas de material bruto”, conta Ivo Herzog. “São histórias fortes, algumas inéditas, misturadas a depoimentos históricos. Grandes nomes do Jornalismo falaram sobre a Ditadura e sobre a imprensa da época. Ter o depoimento de Reynaldo Jardim, por exemplo, que, infelizmente, faleceu um dia depois de gravar sua mensagem, é uma honra para o Projeto”, completa.

Também deram seus depoimentos jornalistas de destaque como Paulo Moreira Leite, Juca Kfouri, Fernando Moraes, Audálio Dantas e Carlos Azevedo, entre outros profissionais que foram protagonistas da resistência e combate à Ditadura.

Sob a Coordenação Geral de Clarice Herzog, o projeto “Resistir é Preciso...” tem como coordenadores de conteúdo e de pesquisa os jornalistas Ricardo Carvalho e Vladimir Sacchetta e como curador de exposições, o artista plástico e protagonista cultural Fábio Magalhães.

A coleção de 12 DVDs será distribuída a bibliotecas e universidades. Além disso, o Projeto tem parcerias já firmadas com a Biblioteca Nacional, Arquivo Nacional / Memórias Reveladas e Cedem - Centro de Documentação e Memória da Unesp.

O Projeto está também alinhado com o objetivo do Governo Federal de criar e instalar a Comissão da Verdade, visando tornar públicos fatos e documentos da História recente do País e promover o direito dos cidadãos à memória e à verdade.

Sobre o Instituto Vladimir Herzog

O Instituto Vladimir Herzog (www.vladimirherzog.org), criado em 25 de junho de 2009, é uma organização sem fins lucrativos com neutralidade político-partidária, que tem a missão de contribuir para a reflexão e produção de informações que garantam o direito à vida e à justiça.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAZENDA ESPERANÇA RECUPERA DEPENDENTES QUÍMICOS EM GARARU

Em meio ao sertão sergipano, na cidade de Gararu, distante 161 km da capital, existe um lugar que traz uma chance de recuperação aos dependentes químicos e alcoólatras. Trata-se da Fazenda da Esperança. Um belo lugar, com um pedaço do rio São Francisco passando por sua sede e mantido pelos internos com seu próprio trabalho que funciona como terapia, e pela Igreja Católica, que é quem administra o local através do bispo Dom Mário Savieri e Padre Melque. Os internos possuem uma rotina de trabalho no campo, oração e também uma sala de jogos para os períodos de lazer. Além disso, não são utilizados medicamentos no tratamento. A Fazenda da Esperança é conhecida internacionalmente e aqui no Estado possui três unidades, sendo uma em Gararu e duas em Lagarto. O tratamento tem a duração de um ano e não é gratuito, sendo a mensalidade a compra de produtos da própria fazenda produzidos pelos internos em recuperação. Para conhecer melhor o trabalho da Fazenda da Esperança entre em contato através ...

Resposta a estudante Bárbara Souza

Este texto foi escrito e enviado ao jornalista Cláudio Nunes para que fosse publicado em seu blog na Infonet. Como me senti particularmente ofendida, e este é o meu espaço, resolvi publicar aqui também. Caro, Cláudio Nunes é em respeito à sua coluna e ao jornalista que você é, que me senti no dever de escrever um texto em resposta a essa estudante Bárbara Souza em suas acusações ao movimento Chega de Migalhas.   Para melhor organização de minhas idéias responderei por pontos: a) os verdadeiros interesses dos grupos que se camuflam "na defesa dos interesses estudantis".Tenho suas falas gravadas, sempre as mesmas. "Não vamos ficar parados pessoal" Até quando vamos aceitar isso?", e por aí vai. Que verdadeiros interesses são estes que ela supõe além da real melhor estrutura para o curso, e que ela mesma aponta algumas das deficiências. Se as falas estão gravadas e são sempre as mesmas é pelo simples motivo de que há 04 anos, desde que entrei na Universidade, os ...

PORQUE O HOMEM TEM QUE PAGAR A CONTA

  Homens chamam mulheres para sair e não sabem o estresse que isso gera em nossas vidas. Saibam, rapazes, o que se passa nos bastidores... Ele te chama para jantar. Você sorri: 'Claro, vamos sim'. Inferno na Terra. Você começa a se reprogramar mentalmente e pensar no que fazer para estar impecável até lá; cancela até seus compromissos. Começa a odisséia... Você pára de comer, claro. Tem que estar magra no dia do jantar e mulher sempre está gorda. Começa a dieta do queijo: ficar sem comer nada o dia inteiro e, quando sente que vai desmaiar, come uma fatia de queijo. Fazer pé e mão. Homens perguntam: 'Por quê pé? Ela pode usar sapatos fechados!'. Lei de Murphy: Sempre dá merda... Um infeliz me levou num restaurante japonês. Tirei o sapato para sentar nos tatames. Tomei no c_ bonito! Mostrei meu esmalte semi-descascado... Se for um desses dias em que seu corpo está um c_ e o espelho de sacanagem com sua cara, você acaba com uma pilha de roupas em cima da cama, ch...