quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Enfermaria Pediátrica do Hospital Fernando Franco completa três meses de funcionamento

"Meu sobrinho estava com uma infecção na garganta e no ouvido e precisou ficar internado aqui. Gostei muito do tratamento dos pediatras e enfermeiras. Sempre que ele precisar ficar internado pedirei para que seja neste hospital", afirmou Géssica Batista, ao lado do sobrinho de 10 anos, na porta da Enfermaria Pediátrica do Hospital Municipal da Zona Sul Fernando Franco, localizado no conjunto Augusto Franco, bairro Farolândia.
A enfermaria pediátrica para internamento no Hospital Zona Sul foi aberta pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) no dia 06 de outubro de 2008. Durante estes 90 dias, o serviço recebeu uma média de 120 crianças por mês. A abertura desta unidade objetivou otimizar a estrutura do setor hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS) municipal na assistência ao atendimento às crianças.
O espaço é arejado e os leitos e enfermarias receberam nomes que remetem à natureza, como as cores do arco-íris, de flores e de sentimentos. "Diferente do padrão de serviço hospitalar, procuramos criar um clima mais acolhedor e harmônico para humanizar o atendimento às crianças e o resultado tem sido satisfatório", explica a coordenadora da enfermaria pediátrica, Elany Bittencourt.
Estrutura
A unidade é composta de três enfermarias e 22 leitos para crianças de diferentes faixas etárias. A enfermaria Jardim possui oito leitos com nomes de flores, como violeta e lírio, para bebês entre zero e um ano de idade. Na enfermaria Arco-íris ficam sete leitos para crianças entre dois e cinco anos. Já a enfermaria Emoções possui sete leitos para crianças na faixa etária entre seis e 12 anos.
Os médicos se revezam na assistência presencial de no mínimo 12 horas por dia e, durante a noite, ficam de sobreaviso. Estão trabalhando os pediatras-diarista Elany Bittencourt (supervidora), Juliana Teixeira, Helena Veiga, Enaldo Vieira e Halley Ferrari. Tem também uma enfermeira e uma auxiliar para cada cinco crianças. Os casos mais freqüentes de internamento são as doenças relativas ao aparelho respiratório e diarréias.
Brinquedoteca
Os profissionais da enfermaria pediátrica também promovem ações educativas em saúde infantil para os acompanhantes e orientam quanto à necessidade de hidratação, uso de mamadeira e suplementação de ferro para os casos de anemia devido ao desmame precoce. "Essas orientações absorvias pelas mães possibilitam que o bebê seja amamentado até a fase de comer alimentos mais sólidos", lembra Elany Bittencourt. Para potencializar a humanização no atendimento das enfermarias pediátricas, será instalada ainda este semestre uma brinquedoteca no Hospital Zona Sul.
Urgência em pediatria
É importante ressaltar que o atendimento de urgência em pediatria continua centralizado no Hospital Municipal de Zona Norte Nestor Piva. "Havendo necessidade de internamento hospitalar, a criança será referenciada para o Hospital Zona Sul e o contato será feito diretamente entre os profissionais dos dois hospitais", informa o coordenador da Rede de Urgência e Emergência, Marcos Fonseca.
Histórico
Fundado em março de 2006, o Hospital Municipal de Zona Sul Fernando Franco é um hospital de pequeno porte, criado para atender fundamentalmente ao setor de urgência e emergência para a população da Zona Sul e referenciado para os moradores da Zona de Expansão de Aracaju. Diariamente, é responsável por uma média de 150 atendimentos.
Atualmente, o hospital realiza exames complementares, consultas médicas de urgência e emergência e disponibiliza salas para observação clínica, salas de estabilização para casos de pacientes graves e agora enfermarias de pediatria/internamento. Em toda a unidade, os espaços são climatizados, amplos e arejados e respeitam a padronização do Projeto Saúde e Cidadania da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Nenhum comentário: