Pular para o conteúdo principal

PAPAI NOEL: Do analógico ao digital

Velhinho de barbas brancas, roupa vermelha e num trenó puxado por renas voadoras. Esta é a imagem que todos têm do Papai Noel. O que mudou, porém, foram as formas de se corresponder com ele.
Da mesma forma que os meios de comunicação evoluíram no tempo, o contato com o Bom Velhinho também evoluiu. Passou do bilhetinho dentro das meias penduradas nas janelas e lareiras às cartinhas enviadas pelos Correios e destas aos e-mails, blogs, e sites oficiais para correspondências com ele.Na era digital a praticidade e a velocidade reinam. Dessa maneira, fica ainda mais fácil falar com Papai Noel. Em seu site oficial (www.opapainoel.com.br), as crianças podem brincar, conversar, ouvir músicas e enviar cartinhas, além de conhecer sua história, sua origem, e seu endereço. A tecnologia da era digital domina o desejo das crianças, e hoje alguns dos presentes pedidos nas cartinhas para Papai Noel são Ipods, computadores, celulares e Playstations, dentre outros.Apesar disso, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT), mantém há cerca de 30 anos o Projeto Papai Noel dos Correios, surgido da imaginação de crianças, na maioria de baixa renda, que resolviam escrever ao Papai Noel pedindo-lhe um presente por ocasião do Natal. As cartinhas não podiam ser entregues porque eram endereçadas a Papai Noel e remetidas ao Pólo-Norte, portanto, os empregados dos Correios abriam essas cartinhas e começaram a atender aos pedidos, até que um dia, há cerca de 15 anos, a Empresa institucionalizou a atividade com o nome de Projeto Papai Noel dos Correios.Em Aracaju, este ano, o Projeto recebeu mais de dez mil cartinhas. Mas um fato curioso aconteceu: ao invés de presentes para si mesmas, estas crianças pediam cestas básicas, roupinhas para passar o Natal, material escolar e até material de construção. Segundo o assessor de comunicação dos Correios, José Ginaldo dos Santos isso é um reflexo do que a sociedade está vivendo e é preciso recuperar valores que estão se perdendo. “Resgatar o espírito natalino e fomentar sentimentos inerentes a esse período como: solidariedade, compaixão e respeito ao próximo, atendendo pedidos de crianças que escrevem ao Papai Noel”, explica.

Papai Noel Virtual
Em 2007, a Microsoft criou o MSN e um e-mail em nome do Papai Noel. Era um serviço para que as crianças que possuem acesso à Internet conversassem com ele através de mensagens instantâneas. Este canal de comunicação possibilitava também facilidade e agilidade em contar seus desejos ao Bom Velhinho.O contato virtual com o Papai Noel surgiu em Los Angeles, EUA, mas infelizmente não deu certo, pois as respostas eram geradas por um programa, o que apresentou diversos problemas com algumas respostas do Papai Noel que derivavam para temas sexuais. A Microsoft, então, retirou o serviço, que já vinha incluído no programa do Messenger. Entretanto, segundo o site do Estadão (www.estadao.com.br), as páginas virtuais que oferecem às crianças contato direto com o Papai Noel vêm se proliferando na América do Norte nos últimos anos, tomando paulatinamente o lugar das antigas cartas escritas ao bom velhinho.

A lenda do Papai Noel continua…

Aproveitando os festejos de fim de ano para obter uma renda extra, Antônio Carlos de Oliveira Souza trabalha de Papai Noel no Shopping Jardins e também é avô. Ele nota que o mundo está mudando, a inteligência, o olhar e o interesse das crianças se modificam, mas a fantasia continua presente “É realmente fascinante a inteligência das criancinhas, o mundo atualizado faz a cabeça delas, e hoje, no encontro delas comigo me pedem computador, celular, jogos. Apesar de tudo a cultura não foi perdida, e a lenda do Natal e do Papai Noel continua”, diz.Por mais que aconteçam mudanças, os sonhos e os desejos das crianças e os sons musicais do Papai Noel não foram eliminados, continuam embalando as características do Natal. E essa lenda do Papai Noel foi inspirada em um arcebispo da igreja católica, Nicolau Taumaturgo, que viveu no séc. IV e fazia doações aos pobres.
A imagem de Papai Noel contemporâneo foi feita por Thomas Nast, em 1886, na revista Harper’s Weeklys e amplamente divulgada pela Coca Cola a partir de 1931. Daí que a história que circula pela internet de que ela seja a responsável pelo atual visual não é verdadeira. Ela apenas veiculou numa campanha publicitária as cores do Papai Noel de Nast que coincidiam com as cores de sua marca.
O que não devemos esquecer é que na era analógica ou na digital, o Papai Noel está associado às cartinhas. Mesmo com todo o desenvolvimento tecnológico, ainda há cartinhas com pedidos cheios de esperança em contraste com o sofrimento. Ainda existem pedidos de paz, amor e união. Assim é o Natal de todas as crianças. Seja rica, seja pobre, através de e-mails, MSN e até mesmo nas cartinhas manuscritas e cheias de desenho. No fundo o que todas querem é ser feliz… e ganhar presentes.

Por Elaine Mesoli, Allana Rafaela, Aryane Henriques e Joanne Mota
Postado originalmente no blog empautaufs.wordpress.com
Imagens: Google

Comentários

gostei muito ! =))
e feliz natal pra todos..
hahaha
=*
Anônimo disse…
Natal não é natal sem o comercial da Coca-cola! Adorei a imagem...remota automaticamente à infancia...
Bjoos
Feliz Natal!

Postagens mais visitadas deste blog

FAZENDA ESPERANÇA RECUPERA DEPENDENTES QUÍMICOS EM GARARU

Em meio ao sertão sergipano, na cidade de Gararu, distante 161 km da capital, existe um lugar que traz uma chance de recuperação aos dependentes químicos e alcoólatras. Trata-se da Fazenda da Esperança. Um belo lugar, com um pedaço do rio São Francisco passando por sua sede e mantido pelos internos com seu próprio trabalho que funciona como terapia, e pela Igreja Católica, que é quem administra o local através do bispo Dom Mário Savieri e Padre Melque. Os internos possuem uma rotina de trabalho no campo, oração e também uma sala de jogos para os períodos de lazer. Além disso, não são utilizados medicamentos no tratamento. A Fazenda da Esperança é conhecida internacionalmente e aqui no Estado possui três unidades, sendo uma em Gararu e duas em Lagarto. O tratamento tem a duração de um ano e não é gratuito, sendo a mensalidade a compra de produtos da própria fazenda produzidos pelos internos em recuperação. Para conhecer melhor o trabalho da Fazenda da Esperança entre em contato através ...

Resposta a estudante Bárbara Souza

Este texto foi escrito e enviado ao jornalista Cláudio Nunes para que fosse publicado em seu blog na Infonet. Como me senti particularmente ofendida, e este é o meu espaço, resolvi publicar aqui também. Caro, Cláudio Nunes é em respeito à sua coluna e ao jornalista que você é, que me senti no dever de escrever um texto em resposta a essa estudante Bárbara Souza em suas acusações ao movimento Chega de Migalhas.   Para melhor organização de minhas idéias responderei por pontos: a) os verdadeiros interesses dos grupos que se camuflam "na defesa dos interesses estudantis".Tenho suas falas gravadas, sempre as mesmas. "Não vamos ficar parados pessoal" Até quando vamos aceitar isso?", e por aí vai. Que verdadeiros interesses são estes que ela supõe além da real melhor estrutura para o curso, e que ela mesma aponta algumas das deficiências. Se as falas estão gravadas e são sempre as mesmas é pelo simples motivo de que há 04 anos, desde que entrei na Universidade, os ...

PORQUE O HOMEM TEM QUE PAGAR A CONTA

  Homens chamam mulheres para sair e não sabem o estresse que isso gera em nossas vidas. Saibam, rapazes, o que se passa nos bastidores... Ele te chama para jantar. Você sorri: 'Claro, vamos sim'. Inferno na Terra. Você começa a se reprogramar mentalmente e pensar no que fazer para estar impecável até lá; cancela até seus compromissos. Começa a odisséia... Você pára de comer, claro. Tem que estar magra no dia do jantar e mulher sempre está gorda. Começa a dieta do queijo: ficar sem comer nada o dia inteiro e, quando sente que vai desmaiar, come uma fatia de queijo. Fazer pé e mão. Homens perguntam: 'Por quê pé? Ela pode usar sapatos fechados!'. Lei de Murphy: Sempre dá merda... Um infeliz me levou num restaurante japonês. Tirei o sapato para sentar nos tatames. Tomei no c_ bonito! Mostrei meu esmalte semi-descascado... Se for um desses dias em que seu corpo está um c_ e o espelho de sacanagem com sua cara, você acaba com uma pilha de roupas em cima da cama, ch...